segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Datas Comemorativas Outubro

OUTUBRO
DATAS COMEMORATIVAS 
Dia 1º – Dia Internacional das Pessoas Idosas
A data foi criada em 2003, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em Madri, para estimular a sociedade refletir sobre a situação do idoso.

Segundo o IBGE, nas últimas 3 décadas o número de idosos dobrou. Em 2050, a população mundial de pessoas com idade superior a 60 anos chegará a um total de dois bilhões, o que significará uma importante mudança no perfil demográfico, cultural e social do mundo, com conseqüências para todos. Nas sociedades tradicionais como a indígena e a africana, em países como Japão, índia e outros, o idoso é tido como um presente para as gerações mais novas pela sua condição de detentor dos saberes e sabedorias, e por ser o portador da memória viva do conhecimento coletivo.

Respeitar os mais velhos, para além de ser uma expressão de civilidade e boa educação de quem assim procede, revela a consciência de que eles, com suas experiências de vida são pessoas importantes; suas narrativas e conselhos por estarem acessíveis pela oralidade, nos permitem acessar conhecimentos e orientações que só os anos da experiência vivida permitem.

Uma sociedade revela-se desenvolvida quando cuida bem dos seus idosos e lhes atribui o devido respeito.
  
Dia 03 – Dia do Petróleo Brasileiro
No dia 3 de Outubro é comemorado o Dia do Petróleo Brasileiro. A data celebra a criação da Petróleo S.A. - Petrobras - em 1953. A empresa estatal, estabelecida pela lei n° 2.004, promulgada pelo então presidente Getúlio Vargas, assumiu o monopólio da exploração, produção, refino, importação e distribuição do minério. A primeira jazida de Petróleo viável economicamente foi descoberta pelo engenheiro agrônomo Manuel Inácio de Basto, em 1939, no Lobato, Subúrbio de Salvador, da qual foi tirado Petróleo de boa qualidade e propício à comercialização.

Também no Dia 03 de outubro de 1953, a médica paulista e ativista política Maria Augusta Tibiriçá vê sua batalha na campanha “O Petróleo é Nosso” ser vitoriosa com a criação da Petrobrás. Lutadora nacionalista e feminista, em 10/03/2010 receberá na Câmara do Rio a Medalha Pedro Ernesto.

O Petróleo possui uma grande relevância para a vida em razão de ser usado como combustível, além de ser agregado na fabricação de uma infinidade de produtos. Até pouco tempo o país não tinha produção suficiente de petróleo para o abastecimento interno. Desse modo, era dependente do recurso importado, especialmente dos países do Oriente Médio. Mas, a partir de 2007, com a descoberta do pré-sal, o país alcançou a autossuficiência. Atualmente, a produção é de, aproximadamente, 2,3 milhões de barris ao dia, que supera o consumo, que é de 2,2 barris diários.

Fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/97

Dia 05 – Promulgação da Constituição Brasileira de 1988
A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, promulgada em 05 de outubro de 1988, é a lei fundamental e suprema do Brasil, servindo de parâmetro de validade a todas as demais espécies normativas, situando-se no topo do ordenamento jurídico. Pode ser considerada a sétima ou a oitava constituição do Brasil (dependendo se for considerada ou não a Emenda Constitucional nº1 como um texto constitucional) e a sexta ou sétima constituição Brasileira em um século de república.

Independentemente das controvérsias de cunho político, a Constituição Federal de 1988 assegurou diversas garantias constitucionais, com o objetivo de dar maior efetividade aos direitos fundamentais, permitindo a participação do Poder Judiciário sempre que houver lesão ou ameaça de lesão a direitos. Para demonstrar a mudança que estava havendo no sistema governamental brasileiro, que saíra de um regime autoritário recentemente, a constituição de 1988 qualificou como crimes inafiançáveis a tortura e as ações armadas contra o estado democrático e a ordem constitucional, criando assim dispositivos constitucionais para bloquear golpes de qualquer natureza. Com a nova constituição, o direito maior de um cidadão que vive em uma democracia foi conquistado: foi determinada a eleição direta para os cargos de Presidente da República, Governador do estado e do Distrito Federal, Prefeito, Deputado Federal, Estadual e Distrital, Senador e Vereador.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Constitui%C3%A7%C3%A3o_brasileira_de_1988


Dia 06 – Dia do Tecnólogo
Os profissionais da tecnologia são homenageados em são Paulo com a data de inauguração do Centro Tecnológico Paula Souza, em 1969. As primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para criar a instituição aconteceram em 1963, já que a indústria paulista estava em expansão e era preciso formar profissionais que pudessem acompanhar esse ritmo. No entanto, somente em outubro de 1969, o então governador do estado, Abreu Sodré, assinou o decreto-lei que criou o Centro, destinado a desenvolver a educação tecnológica no ensino médio e superior.

O Tecnólogo é o profissional que volta seus estudos para as técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos das atividades técnicas, por exemplo as atividades industriais. A tecnologia é o seu campo de estudo, entendendo tecnologia como mais próxima possível da origem grega da palavra, tekné: arte, artesanato, indústria, ciência. Logos: linguagem, proposição.

Há uma percepção por vezes equivocada de que tecnologia é o instrumental, a ferramenta, exclusivamente, mas na avaliação do tecnólogo José Freitas de Carvalho, tecnologia é o conjunto de saberes, conhecimentos, ferramentas de variada amplitude e características que otimizam o trabalho, facilitam o cotidiano, resolvem demandas sociais, melhoram a vida na comunidade enfim, encontra soluções que garantem cidadania aos sujeitos.

Daí o conceito de tecnologia social tão caro à Educação Profissional na Bahia: todas as buscas e encontros criativos que estão voltados para solução de problemas, desenvolvimento dos territórios de identidade e que promovam um desenvolvimento socioambiental responsável, a valorização da cultura dos saberes e dos valores.

Fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/101



Dia 08 – Dia do Nordestino
O dia 08 de outubro é considerado e comemorado o Dia do Nordestino. A data é uma homenagem a dois cantores, compositores e poetas populares, nascidos no nordeste do país: Antônio Gonçalves da Silva (mais conhecido como Patativa do Assaré) e Catullo da Paixão Cearense.

Representantes nordestinos, essas duas celebridades, reforçam a importância do Nordeste no estado brasileiro. Uma região rica em recursos naturais, com expoentes da nossa música, cinema e teatro brasileiros.

Fonte: http://www.comidadibuteco.com.br/dia-do-nordestino-0810/

Dia 10 – Dia Nacional da Luta contra a Violência à Mulher

Em 1980 inúmeras mulheres brasileiras reuniram-se nas escadarias do Teatro Municipal de São Paulo, em movimento nacional protestando contra o índice crescente de crimes contra mulheres em todo o país. Este evento exigia, além da implementação de políticas públicas e reformulação do Código Penal, dar visibilidade aos milhares de casos de ameaças, constrangimentos, espancamentos, estupros, assassinatos bárbaros esquecidos no anonimato da esfera doméstica, por serem cometidos, na sua grande maioria, por companheiros, parentes próximos e/ou conhecidos e, por isso, também não denunciados.

 

Fonte: http://www.generoracaetnia.org.br/sala-de-imprensa/calendario/item/248-10-de-outubro-%E2%80%93-dia-nacional-de-luta-contra-a-viol%C3%AAncia-%C3%A0-mulher.html

Dia 11 – Dia Internacional da Mulher Indígena

Em memória à guerreira Aymara Bartolina Sisa, morta em 1792, quando esteve à frente das tropas contra a opressão dos conquistadores europeus, se comemora o Dia Internacional da Mulher Indígena.
Fonte: http://www.cbjp.org.br/index.php/atividades-celebram-o-dia-internacional-da-mulher-indigena

 

Dia 12 – Dia Nacional da Leitura

“A leitura do mundo precede a leitura da palavra”- Paulo Freire.
Ler inclui, recria, expande, ensina, transforma, constrói, promove cidadania. Saber  ler é a base que  sustenta  todas  as demais. Quem lê se torna dono da sua própria história e participa da construção de histórias coletivas.

Para aprender a ler, é preciso ter a companhia amorosa e intensa de um adulto educador desde a primeira infância. Para aprender a ler, é preciso ter acesso aos livros. Os caminhos para a formação do leitor começam em casa, com apoio atento e permanente dos pais e da família, passam pelas escolas, pelas mãos dos professores, e se estendem às bibliotecas, com apoio permanente dos bibliotecários.

Leituras em casa, nas escolas, em bibliotecas públicas e comunitárias, em parques, em livrarias... Todo dia é dia de ler, e muitos lugares podem e devem abrigar leituras e leitores. Como bem disse o escritor Goethe, “aprender a ler é tarefa para toda uma vida”.
Fonte: http://www.ecofuturo.org.br/diadaleitura


Dia 14 – Dia Nacional da Pecuária
Pecuária é a atividade que envolve a criação, a domesticação e a reprodução de animais. O termo gado envolve a criação de várias espécies.

Pecus quer dizer "cabeça de gado". A palavra tem a mesma raiz latina de "pecúnia" (moeda, dinheiro). Na antiga Roma, os animais criados para abate também eram usados como reserva de valor. A criação de gado é uma das mais velhas profissões conhecidas.

Nos tempos atuais, os peões, vaqueiros ou campinos (em inglês, cowboys) são trabalhadores que montam em cavalos para realizarem trabalhos com gado bovino e /ou bubalino criados primariamente para serem usados como fontes de proteína animal.

Através da atividade pecuária, os seres humanos atendem a uma parte considerável de suas necessidades de proteínas (com uma pequena parte sendo satisfeita pela pesca e pela caça, além das proteínas presentes nos vegetais). 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Pecu%C3%A1ria

Dia 15 – Dia do Professor
No Brasil, o Dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no país. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos teriam suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida.
Em 1947, 120 anos após o referido decreto, ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. A celebração foi oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O referido decreto definia a essência do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_do_professor

Dia 15 – Dia do Educador Ambiental
A Educação Ambiental é um processo educativo que envolve ciência, ética, compromisso, atitudes, valores, em vários níveis, sejam no âmbito individual ou coletivo.
O Educador Ambiental atua na esfera da educação formal e informal com crianças e adultos em escolas, parques, empresas, ONG, comunidades.
Com competência, o educador aborda temas diversos relacionados às questões ambientais, passando informações, conceitos e técnicas necessárias que levem à reflexão e compreensão da realidade no sentido de conscientizá-las a uma mudança correta de atitudes.
Nesse sentido, o educador ambiental contribui no relacionamento entre sociedade e natureza, criando um ambiente harmonioso e sustentável diante da emergência ambiental.
Fonte: http://www.floraefauna.com/datasecologicas/dia_educadorambiental.htm
  

Dia 15 – Dia Mundial da Mulher Rural
Há exatos 15 anos foi criado o Dia Internacional da Mulher Trabalhadora Rural, celebrado no dia 15 de outubro. A data comemorativa foi estabelecida na quarta Conferência da ONU sobre a Mulher, realizada em Pequim, em 1995.

A escolha desse dia para celebrar a mulher no meio rural é muito representativa. Foi escolhido por ser a véspera do Dia Mundial da Alimentação, e esta seria a forma de dar mais destaque ao papel que as mulheres do campo desempenham na garantia da segurança alimentar e na erradicação da pobreza no meio rural. 

A grande contribuição da mulher no trabalho rural acontece principalmente em relação à agricultura familiar. No Brasil, esse tipo de agricultura é responsável por produzir 70 % dos alimentos consumidos. O papel da mulher na produção de alimentos é central, mas ainda carece de visibilidade e reconhecimento, tanto da sociedade quanto de suas próprias famílias.

No dia em que se comemora o Dia Mundial da Mulher Rural, destacamos a luta de Loiva Lourdes Rubenich, dirigente do Movimento de Mulheres camponesas. Participou da Articulação das Organizações de Mulheres  da Roça e lutou pela unidade entre as mulheres da Via Campesina e do Cone Sul. Rodou o país pela Documentação da Mulher da Roça e pelo salário maternidade. Loiva Lourdes morreu aos 39 anos em 5 de Outubro de 2006.
  
Fonte: http://www.actionaid.org.br/Informba%C3%A7%C3%A3ob/Acontece/DiaInternacionaldaMulherTrabalhadoraRural/tabid/1276/Default.aspx


16/10 – Dia da Ciência e Tecnologia
Comemora-se dia 16 de outubro, o Dia da Ciência e da Tecnologia. Ciência e Tecnologia são vetores quase inseparáveis dos avanços da humanidade. Devidamente usados, podem permitir às nações progressos significativos na educação, na saúde, na preservação do meio ambiente, no aumento da produtividade econômica e na integração social, com superação da pobreza e dos problemas sociais.
O Plano de Educação Profissional da Bahia assume em sua dimensão pedagógica a relação trabalho-educação-desenvolvimento socioeconômico-ambiental e a ciência-tecnologia-sociedade como base da matriz curricular. Dessa forma, trabalha nos conteúdos dos cursos técnicos, as dimensões sociais que a ciência e a tecnologia assumem para serem usadas a favor do desenvolvimento.

Dia 17 – Dia do Eletricista
O eletricista é o profissional que trabalha com instalações elétricas, garantindo conforto e segurança nas ruas, nas casas e no ambiente de trabalho das pessoas.

Ele desenvolve estudos de esquemas elétricos e faz a manutenção e a modificação das instalações, conforme seja necessário. Essas instalações podem ser tanto de construções como de equipamentos, máquinas e veículos.



Dia 19 – Dia do Profissional de Informática
O mercado da área de informática é vivo, ou seja, está constantemente crescendo e mudando de foco. Isso significa que o que é essencial hoje, amanhã pode nem mais existir. Por esse motivo, exige-se que seus profissionais estejam em constante formação e busca por novos conhecimentos.
A informática é, a área que mais influenciou o curso do século XX. Se hoje vivemos na Era da Informação, isto se deve ao avanço tecnológico na transmissão de dados e às novas facilidades de comunicação - ambos impensáveis sem a evolução dos computadores. Existe informática em quase tudo que fazemos e em quase todos os produtos que consumimos.
Ser um "profissional de informática" é algo muito relativo e complexo, pois a informática abrange uma grande gama de setores, os quais exigem grande conhecimento e domínio de ferramentas só empregadas àquele setor.

Fonte: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/outubro/dia-do-profissional-de-informatica.php
  

Dia 25 – Dia do Comerciário
No dia 30 de outubro comemoramos a data consagrada ao Comerciário, entretanto muitos não sabem a origem deste dia que comemoramos as grandes conquistas do passado e do presente, permanecendo até hoje

Em 1908, um grande número de comerciários criou a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, onde os caixeiros (como eram chamados os empregados no comércio), os escriturários, os guarda-livros e outros se uniram contra os abusos e contra a escravidão a que eram submetidos pelos comerciantes.

A história diz que em 1932, no dia 29 de outubro, às 10 horas da manhã, um punhado de caixeiros das ruas Carioca, Gonçalves Dias, Largo de São Francisco, Rua do Ouvidor e adjacências aglomerou-se no Largo da Carioca. O volume de gente foi aumentando até chegar o pessoal do Lloyd Brasileiro, da Costeira (que eram sócios da União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro), os Ferroviários da Central do Brasil, o pessoal da Ligth, os Bancários, os Professores e os Jornalistas, que foram juntando-se e marcharam para o Catete (palácio do Governo Federal).

Ao chegar ao Catete o grupo de Caixeiros tinha-se multiplicado em 5.000 pessoas ou mais. Getúlio Vargas então presidente da Nação os recebeu na sacada do Palácio e, naquele memorável dia foi assinado o Decreto Lei nº 4.042, de 29 de outubro de 1932, que regulamentando a jornada de trabalho, reduziu a carga horária escrava de 12 horas diárias, para 8 horas.

Os frutos dessa luta dos Comerciários foram estendidos a todos os trabalhadores brasileiros que passaram também a ter suas jornadas de trabalho regulamentadas nos mesmo moldes.

O decreto-lei 4.042/32, foi publicado no Diário Oficial da União em 30/10/1932, por isso 30 DE OUTUBRO é o "DIA COMERCIÁRIO".
Fonte: http://www.comerciarios.com.br/dia_do_comerciario.htm
 Dia 28 – Dia do Funcionário Público
Marca a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil pelo presidente Getúlio Vargas, em 1937, no Rio de Janeiro. O serviço público começou a ganhar profissionalismo no Brasil a partir do ano seguinte, com a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público - DASP -, instituído também pelo governo de Vargas.
Fonte: http://www.jambo.com.br/datas-comemorativas/128

Dia 29 – Dia Nacional do Livro
É a data da fundação da Biblioteca Nacional. A biblioteca foi criada com a transferência da Real Biblioteca portuguesa para o Brasil. O acervo tinha 60 mil peças, entre livros, manuscritos, mapas, moedas, medalhas etc., tudo acomodado nas salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Rio de Janeiro.
Em 29 de outubro de 1810, a biblioteca foi transferida e essa passou a ser a data oficial de sua fundação. Até o ano de 1814, os estudiosos precisavam de uma autorização prévia para consultar os livros.


OUTUBRO NA HISTÓRIA

02 de setembro de 2000 – Sai o Dicionário “Mulheres do Brasil”, pela Ed. Zahar, resultado coletivo de centenas de pessoas pelo Projeto Mulher – 500 anos atrás dos panos. O livro destaca a atuação e a luta das mulheres nos mais diferentes campos.
03 de outubro de 1950 – É eleita deputada federal Ivete Vargas, do PTB de São Paulo, a única mulher na Câmara Federal.
03 de outubro de 1953 – A médica paulista e ativista política Maria Augusta Tibiriçá vê sua batalha na campanha O Petróleo é Nosso ser vitoriosa com a criação da Petrobrás. Lutadora nacionalista e feminista, em 10/03/2010 receberá na Câmara do Rio a Medalha Pedro Ernesto.
04 de outubro de 2009 – Morre a argentina Mercedes Sosa, cantora de músicas populares e revolucionárias. Suas músicas embalaram gerações nos anos mais duros da luta contra as ditaduras implantadas na América Latina nas décadas de 1960 e 70 e sustentadas com a coordenação dos EUA.
05 de outubro de 1988 – As mulheres brasileiras, tendo à frente diversas feministas e várias deputadas constituintes, obtêm importantes avanços na Constituição Federal, sintetizados na declaração de que “homens e mulheres são iguais em direitos iguais em direitos e obrigações”.
06 de outubro de 1969 – Em seguida à prisão do líder guerrilheiro Carlos Marighella em Ribeirão Preto/SP, Irmã Maurina é presa por emprestar uma sala para reuniões de estudantes revolucionários. Torturada por cinco meses, será exilada com o seqüestro do embaixador japonês.
07 de outubro de 2009 – No Rio, na Marina da Glória, acontece a 6ª Feira Nacional da Agricultura e Reforma Agrária. O Ministério do Desenvolvimento Agrário edita um catálogo de 125 Grupos Produtivos de Mulheres Rurais e a publicação Estatísticas Rurais e a Economia Feminista: um olhar sobre o trabalho das mulheres.
08 de outubro de 1868 – Neste ano, na Inglaterra, é criada a Sociedade Nacional para o Sufrágio Feminino. Sua luta levará 50 anos até ser vitoriosa e custará várias mortes e centenas de prisões e condenações até alcançar a meta.
09 de outubro de 1909 – Maria Werneck, militante política do PCB até os anos 1950, nasce no Rio. Detida em 1935 como uma das líderes da tentativa do levante comunista em seu julgamento recusará advogado por declarar que o Tribunal era ilegal.
10 de outubro de 1848 – Em Seneca Falls, no estado de Nova Iorque, EUA, é realizada a 1ª Convenção Americana  sobre os direitos das mulheres. Lucréctia Mott e Elizabeth Cady Staton são as organizadoras.
11 de outubro de 1980 – Os jornais de São Paulo noticiam à criação, no dia anterior, do primeiro grupo de combate à violência contra a mulher, o SOS Mulher, que dará origem às muitas outras iniciativas no país inteiro.
12 de setembro de 1910 – Nasce, no RN, Nísia Floresta Brasileira, futura educadora que também será escritora e poetisa com ideais nacionalistas. Será precursora dos ideais feministas no Brasil. Em 1932, aos 22 anos, lançará seu primeiro livro, Direito das Mulheres e Injustiças dos Homens. A cidade em que nasceu Papari, adota seu nome.
13 de outubro de 1905 – Annie Kenney e outras feministas interrompem um comício de políticos liberais, em Manchester, Inglaterra, exigindo o direito ao voto. Os homens encerram o comício e as mulheres foram encarceradas.
14 de outubro de 1917 – Nasce, no interior de São Paulo, Victória Rossetti, que se tornará cientista e a primeira engenheira agrônoma de São Paulo em 1939. Ela fará parte da geração de mulheres que conquistarão o direito de freqüentar a universidade. Receberá 12 prêmios internacionais.
15 de outubro de 1827 – Surge no Brasil a primeira legislação relativa à educação de mulheres. A lei admitia meninas apenas para as escolas de “primeiras letras”, ou seja, para leitura, escrita e aritmética. A possibilidade de ter escolas de meninas se concretizava caso os presidentes em Conselho julgassem necessário.
16 de outubro de 2000 – Véspera das muitas manifestações, nos cinco continentes, da Marcha Mundial das Mulheres, movimento feminista internacional de luta contra a pobreza e a violência sexista. Nesse ano, aderiram à Marcha cerca de seis mil grupos de 159 países.
17 de outubro de 1979 - Madre Teresa de Calcutá, missionária católica de origem albanesa que viveu com os mais miseráveis da Índia desde 1931, recebe o prêmio Nobel da Paz por sua assistência à pobreza através de inúmeras ações inspiradas na caridade cristã. Morrerá em 1997.
 18 de outubro de 1911 – Nasce, em São Paulo, Antonieta Campos da Paz, militante comunista que, em 1957, iniciará a publicação semanal de uma página feminina no jornal Imprensa Popular do PCB. Ela fará parte da diretoria da Liga Feminina do Estado da Guanabara até o Golpe de 64.
20 de outubro de 1937 – É presa, no Ceará, a escritora Rachel de Queiroz, na época ligada ao PCB.
21 de outubro de 1917 – Na nova Rússia, poucos dias após a Revolução, as mulheres têm direito de voto reconhecimento, além dos direitos ao divórcio, de igual salário ao dos homens, de poder ter posse da terra e vários outros.
24 de outubro de 1945 – A recém-criada ONU reconhece a igualdade de direitos entre homens e mulheres, em sua Carta de Princípios.
25 de outubro de 1884 – Nasce, em Barreiros, a poetisa, educadora e jornalista, Edwiges de Sá Pereira. Uma das pioneiras na luta pelos direitos femininos, como o voto e o divórcio. Edwiges dói a primeira mulher a ocupar um lugar na Academia Pernambucana de Letras.
31 de outubro de 1999 – É enterrada, no Rio, Nise da Silveira, alagoana, nascida em 1905. Cursou a Faculdade de Medicina na Bahia, onde formou-se, no ano de 1926, como a única mulher entre os 157 homens da sua turma. Nos anos 1930, foi presa por sua adesão ao Partido Comunista. Nise da Silveira fundou o Museu da Imagem do Inconsciente, em 1952 e, quatro anos depois, criou a Casa das Palmeiras.


Nenhum comentário: