segunda-feira, 6 de junho de 2011

Histórico de Rio Real


Rio Real Ba

Histórico

O que se conhece da vida Histórica deste município basea-se mais na tradição do que mesmo em fatos. Segundo tradição local, existiu em épocas remotas, no lugar onde hoje se encontra edificada a cidade, um brejo denominado "Brejo Grande", que devido à pureza de sua água servia para abastecer os moradores da circunvizinhança. Com o decorrer dos tempos, desapareceu parte desse brejo e às margens do que dele restou surgiu o povoado de Brejo Grande, mas tarde Barracão e atualmente Rio Real.

Entretanto, o que se sabe de concreto é que o território do atual município deve a sua penetração e colonização a brasileiros, descendentes diretos de portugueses, que ali se fixaram, utilizando elementos negros e indígenas, domesticados na prática da agricultura, considerada até hoje, como a principal atividade do município.

O povoado de Brejo Grande, devido a seu desenvolvimento, foi em 1855, através da Lei Provincial n° 538 de 08 de maio, elevado à categoria de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora do Livramento de Brejo Grande. A freguesia conheceu o seu primeiro Vigário na pessoa do Padre Manoel José Escorrega.

Decorrido 25 anos da sua elevação á categoria de freguesia, foi o povoado de Brejo Grande elevado à categoria de Vila, com o nome de Barracão, pela Resolução Provincial n° 1991, de de julho de 1880, que também criou o município da mesma denominação e formato com território desmembrado do município de Itapicuru, ocorrendo a sua instalação em 16 de maio de 1822.

A Vila de Barracão recebeu o nome de Rio Real pelos Decretos estaduais números 7.455 de 25 de julho de 1931 e 7.479 de 08 de julho do mesmo ano, que também mudaram para Rio Real o nome do município e a ele anexaram os territórios dos municípios de Jandaíra e Itapicuru. Mais tarde, pelo Decreto Estadual n° 8.104 de 19 de julho de 1932, o território do distrito de Cajueiro (criado pela Lei Estadual n° 1941 de 22 de abril de 1927), do extinto município de Vila Rica, foi anexado ao município de Rio Real. No mesmo ano, o Decreto Estadual n° 8.233 de 27 de dezembro, criou no município a subprefeitura de Itapicuru e no ano seguinte o Decreto Estadual n° 8.342 de 14 de março de 1933 criou a subprefeitura de Jandaíra. O município de Itapicuru foi restabelecido com sede na subprefeitura do mesmo nome e desmembrado de Rio Real pelo Decreto Estadual n° 8.447 de 27 de maio de 1933 .

A Vila de Rio Real recebeu foros de cidade através do Decreto-Lei Estadual n° 10.724 de 30 de março de 1933.
Com o restabelecimento, pelo Decreto Estadual n° 8.464 de de junho de 1933 do município de Vila Rica, o território do distrito de Cajueiro foi desanexado do de Rio Real, voltando a integrar o de Vila Rica.
Também em 1933, através do Decreto Estadual n° 8.703 de 16 de novembro foi o município de Jandaíra restaurado como território desmembrado de Rio Real. Por fim, nas divisões territoriais datadas de 31 de dezembro de 1936 e 31 de dezembro de 1937, bem como no quadro anexo ao Decreto n° 10.724 de 30 de março de 1938, o município em questão permanece constituído apenas por um distrito, o de Rio Real, situação que permanece inalterada.

Economia

O município de Rio Real tem na agricultura a principal base de sua economia.

As produções que se destacam são as de laranja e tangerina, ocupando os primeiros lugares, além do maracujá, coco, abacaxi, mamão e mandioca que também são produzidos em larga escala.

Na pecuária, destacam-se os rebanhos de bovinos (de corte e leiteiro), eqüinos e muares.

O município registra também a expansão no setor industrial e de comércio.

Cultura

Igreja Nossa Senhora do Livramento || Cerâmica ||

No aspecto cultural observam-se as tradições religiosas, em especial as representadas pelas festividades católicas, com destaque à Igreja Matriz, cultuando como protetora Nossa Senhora do Livramento, cuja devoção foi trazida pelos portugueses colonizadores.

A festa dedicada à padroeira é o maior evento do município.

Tradicionalmente a Festa era organizada pela família dos senhores de engenho, os "coronéis", que mandavam ornamentar o largo da igreja e seu interior.

Atualmente a Festa da Padroeira acontece no período de 30 de agosto a 08 de setembro, mantendo vivo o sentimento religioso de nossos pais e antepassados. São novenas, missas, quermesse e cantorias religiosas, atraindo multidões todas as noites.

O encerramento no dia 08 de setembro é marcado por alvorada festiva, missa solene, leilões de gado, caminhada pelas principais ruas e praças da cidade, acompanhando o "carro da Padroeira". Ao final, a queima de fogos e a benção do Santíssimo Sacramento.

Um evento que também atrai um grande número de visitantes é o São João.

Outra grande expressão cultural de Rio Real é a produção de cerâmica, ocupando lugar de destaque no cenário estadual e até nacional.

Localização

Rio Real situa-se no norte do estado da Bahia, na margem esquerda do Rio Itapicuru, separado do estado de Sergipe pelo Rio Real.

Distância da capital Salvador: 202,5 km

Município

O município de Rio Real é um dos maiores produtores de cerâmica, laranja e tangerina do Estado da Bahia.

A sede apresenta uma topologia ligeiramente acidentada, com ruas largas, jardins bem cuidados, com destaque à Praça Central.

O comércio é relativamente desenvolvido.

Aos sábados a feira é o principal atrativo, oferecendo uma infinidade de produtos, com grande movimento de moradores e pessoas de cidades vizinhas.

O clima é quente e seco no verão e úmido no inverno.

A bacia hidrográfica que banha Rio Real é composta por vários rios, entre eles o Itapicuru com seus afluentes, Pequara, Brejinho, Real e muitos outros. Existem também diversas lagoas e ilhas.

Os filhos do município são denominados realenses.

Na área rural do município são encontradas diversas fazendas que resguardam vestígios da época dos escravos.

Galeria de Fotos

Antes...


Hoje...

Praça ACM

Praça ACM

Portal Da Cidade

Caixa D’gua

Praça do Fórum

Praça da Rodoviária

Estação Ferroviária

Aí professora Carine na estátua do Cristo Redentor de Rio Real-Ba

Nenhum comentário: