sábado, 27 de outubro de 2012

Datas comemorativas


NOVEMBRO
CONSCIÊNCIA NEGRA
Dia 05 – Dia da Cultura e da Ciência
A data foi instituída pela Lei 5.579, de 1970, em comemoração ao aniversário de Rui Barbosa (Salvador/BA, 1849 – Petrópolis/RJ, 1923). Um dos mais importantes personagens da história do Brasil deixou exemplos brilhantes no jornalismo, na diplomacia, na política e no direito.
Seu comportamento sempre revelou sólidos princípios éticos e independência política. Participou de todas as grandes questões de sua época, dentre as quais o abolicionismo, a defesa da Federação e a fundação da República. Orador imbatível e estudioso da língua portuguesa foi presidente da Academia Brasileira de Letras em substituição a Machado de Assis.
A casa onde viveu a partir de 1895, no Rio de Janeiro, foi comprada pelo governo brasileiro um ano após sua morte, juntamente com a biblioteca, os arquivos e a propriedade intelectual de suas obras. Em 1930, foi aberta ao público como museu e hoje sedia a Fundação Casa de Rui Barbosa, responsável pela preservação e difusão deste acervo.
Fonte: http://educaja.com.br/2008/11/dia-nacional-da-cultura-e-da-ciencia-5-de-novembro.html

Dia 05 – Dia das Profissões Técnicas de Nível Médio no Brasil
A Bahia tem mais de 57 mil matriculados nos cursos de Educação Profissional. Esta expansão da oferta de cursos Técnicos Profissionais deve-se principalmente, ao Decreto 5.154/2004 que recolocou a Educação Profissional no mapa do desenvolvimento técnico da educação pública brasileira, e dessa forma reestabeleceu a sintonia com as demandas socioeconômicas do nosso país.
Orientada por uma base curricular que articula trabalho, ciência e tecnologia, e desenvolvimento social em consonância com as vocações dos Territórios de Identidade, a Educação Profissional da Bahia oferece 85 cursos distribuídos em 12 Eixos Tecnológicos. E é uma política pública prioritária de Estado. Desde 2008 que o governo da Bahia implantou o Plano de Educação Profissional cujo objetivo é desenvolver as bases dessa política educacional voltada para a elevação da escolaridade, inserção cidadã de jovens, trabalhadores/as, e estudantes da rede pública de ensino no mundo do trabalho.

Dia 05 – Dia do Técnico Agrícola
O Técnico Agrícola é o profissional responsável pelo desenvolvimento da produção agrícola e pecuária, atuando nas suas diversas atividades. No Brasil, o setor representa 30% do Produto Interno Bruto (PIB) e os Técnicos Agrícolas trabalham para ampliar e aprimorar seus resultados através das atividades de associativismo, pesquisa, análise e experimentação, contribuindo para os expressivos números deste setor na economia brasileira.
Fonte: http://www.ifsertao-pe.edu.br/reitoria/index.php?option=com_content&view=article&id=1475:dia-do-tecnico-agricola-e-comemorado-neste-sabado-5-de-novembro&catid=45:noticias&Itemid=68

Dia 05 – Dia do Técnico em Eletrônica
O técnico em Eletrônica é comumente lembrado quando a TV da sala quebra ou computador para de funcionar. Mas poucos sabem que as atividades desse profissional vão muito além de simples reparos. Ele é responsável por projetar, montar e instalar equipamentos eletrônicos na linha de produção, participar da programação desses equipamentos com o emprego de recursos de informática e fazer a manutenção preventiva e corretiva de aparelhos.
Fonte: http://reitoria.ifs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=731:professores-do-ifs-comemoram-dia-do-tecnico-em-eletronica&catid=9:novas-noticias&Itemid=22
Dia 08 – Dia Mundial do Urbanismo
O urbanista é o profissional responsável por todo o espaço urbano, desde os locais de favelas sem infraestrutura, passando pelas áreas nobres de uma cidade. 
O urbanista propõe soluções e intervenções urbanas, projeta, organiza, cria, calcula e constrói ambientes de forma harmônica, desenvolve atividades como paisagismo e comunicação visual, faz e executa projetos relacionados ao lixo, à devastação de áreas ambientais urbanas, ao transporte e às construções, sempre buscando soluções para os problemas do planejamento do espaço físico em benefício do bem-estar do homem.
É a arquitetura voltada para as necessidades do cidadão!
O Dia Mundial do Urbanismo foi decretado pela "Organización Internacional del dia Mundial del Urbanismo", em Buenos Aires - Argentina, com o objetivo de repensarmos e refletirmos melhor sobre o urbanismo, bem como as reais condições de vida da população das cidades.
Fonte: http://www.mundoverde.com.br/Sustentabilidade/Artigo/2007/11/05/08-de-novembro:-Dia-Mundial-do-Urbanismo/


Dia 14 – Dia Nacional da Alfabetização
Dia 14 de novembro é o dia nacional da alfabetização. Instituído em 1966, o dia escolhido homenageia a data da criação do Ministério da Educação e Cultura, em 1930.
Sabemos que a alfabetização é um processo contínuo e que há vários tipos de alfabetização (e vários analfabetismos…) em diferentes sistemas de comunicação. No entanto, hoje é um dia para lembrarmos com mais atenção desse processo fundamental para o desenvolvimento crítico pleno de cada cidadão, e refletirmos sobre a importância de passar essa habilidade adiante.
Fonte: http://www.scientific.com.br/2011/11/14/dia-nacional-da-alfabetizacao/

Dia 15 – Dia da Proclamação da República
A Proclamação da República Brasileira foi um levante político-militar ocorrido em 15 de novembro de 1889 que instaurou a forma republicana federativa presidencialista de governo no Brasil, derrubando a monarquia constitucional parlamentarista do Império do Brasil e, por conseguinte, pondo fim à soberania do imperador dom Pedro II. Foi, então, proclamada a República dos Estados Unidos do Brasil.
A proclamação ocorreu na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, quando um grupo de militares do exército brasileiro, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca, destituiu o imperador e assumiu o poder no país.
Foi instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano. Fazia parte, desse governo, organizado na noite de 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca como Presidente da República e chefe do Governo Provisório; o marechal Floriano Peixoto como vice-presidente; como ministros, Benjamin Constant Botelho de Magalhães, Quintino Bocaiuva, Rui Barbosa, Campos Sales, Aristides Lobo, Demétrio Ribeiro e o almirante Eduardo Wandenkolk, todos membros regulares da maçonaria brasileira.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proclama%C3%A7%C3%A3o_da_Rep%C3%BAblica_do_Brasil


Dia 19 – Dia da Bandeira
No Brasil, a comemoração ocorre todos os anos no dia 19 de novembro, pois essa foi a data de instituição da bandeira nacional republicana, no ano de 1889. Nessa data ocorrem comemorações cívicas, normalmente acompanhadas do canto do Hino à Bandeira. A bandeira foi adotada pelo decreto nº 4 no dia 19 de novembro de 1889. Esse decreto foi preparado por Benjamin Constant, membro do governo provisório.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_Bandeira

Dia 20 – Dia Nacional da Consciência Negra

A lei N.º 10.639, de 09 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira. Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional.
Com a implementação dessa lei, o governo brasileiro espera contribuir para o resgate da contribuição dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
A escolha dessa data não foi por acaso: em 20 de novembro de 1695, Zumbi - líder do Quilombo dos Palmares- foi morto em uma emboscada na Serra Dois Irmãos, em Pernambuco, após liderar uma resistência que culminou com o início da destruição do quilombo Palmares.
Então, comemorar o Dia Nacional da Consciência Negra nessa data é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória essa figura histórica. Não somente a imagem do líder, como também sua importância na luta pela libertação dos escravos, concretizada em 1888, e também da sua luta pelo rompimento com o pacto colonial que submetia o Brasil naquele período de nossa história.
Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/consciencianegra/home.html

Dia 22 – Dia do Músico

Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantar, escrever arranjos, compor, reger, ou dirigir um grupo coral ou algum grupo de músicos, como orquestras, bandas ou ainda lecionar, trabalhar no campo de educação, em terapia musical. Um músico brasileiro pode ter ou não, uma carteira de alguma instituição que o reconheça como a Ordem dos Músicos do Brasil.  Um músico também pode não ter a formação acadêmico-técnica (através de escolas de música, conservatórios, faculdades ou universidades).
No início da história da humanidade, a música era apenas ritmo marcado por instrumentos primitivos com instrumentos de percussão, pois como os povos da Antiguidade ignoravam os princípios da harmonia, só com o tempo foram acrescentando a ela fragmentos melódicos. 
Na pré-história o homem descobriu os sons do ambiente que o cercava e aprendeu suas diferentes sonoridades: o rumor das ondas quebrando na praia, o ruído da tempestade se aproximando, a melodia do canto animais, e também se encantou com o seu próprio canto, percebendo assim o instrumento musical que é a voz. Por isso, muitos estudiosos afirmam que a música é uma expressão que mais insere o homem na sua condição de ser da natureza.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsico

Dia 25 – Dia Internacional de Não Violência contra a Mulher
Data estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1999. O dia homenageia três irmãs ativistas políticas latino-americanas (Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal) que foram assassinadas em 1961 pela ditadura de Leonidas Trujillo (1930-1961), na República Dominicana.
No Brasil, a data será celebrada, na Bahia, com a reafirmação entre os governos federal e estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, já assinado por 24 Estados e que definiu o Estado brasileiro como principal responsável no combate a esse tipo de violência. “A violência contra as mulheres não é apenas uma questão das mulheres, mas sim de toda a sociedade”.
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/violenciamulher/brasil-comemora-dia-internacional-da-nao-violencia-contra-a-mulh/n1597382894608.html

Dia 27 – Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
No Brasil, o técnico em segurança do trabalho, é um profissional com formação de nível médio, regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se a informação do empregador e dos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho e a promoção de campanhas e outros eventos de divulgação das normas de segurança e saúde no trabalho, além do estudo dos dados estatísticos sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. No Brasil, o dia do técnico em segurança do trabalho é comemorado em 27 de novembro.
Na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, o Técnico em Segurança do Trabalho recebe o código 3516-05. A CBO registra que este profissional elabora, e/ou participa da elaboração e implementação de política de segurança e saúde no trabalho (SST); realiza auditoria, acompanhamento e avaliação na área; identifica variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente. Desenvolve ações educativas na área de saúde e segurança do trabalho; participa de perícias e fiscalizações e integra processos de negociação. Participa da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerencia documentação de SST; investiga, analisa acidentes e recomenda medidas de prevenção e controle, entre outras funções.
As empresas podem ser obrigadas a contratar técnicos em segurança do trabalho para integrar o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho(SESMT), em razão de seu código na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e número de empregados. A obrigação está prevista no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e detalhada na Norma Regulamentadora 4, aprovada pela Portaria nº 3.214/78, da extinta Secretaria de Segurança e Medicina do Ministério do Trabalho (atual Secretaria de Inspeção do Trabalho). Na Bahia a Secretaria da Educação, através da SUPRF – Superintendência da Educação Profissional, oferta o curso de Técnico em Segurança do Trabalho, pesquise em nosso portal.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnico_em_seguran%C3%A7a_do_trabalho

NOVEMBRO NA HISTÓRIA

 02 de outubro de 1978 – Em São Paulo, Madre Cristina defendeu a liberdade, a igualdade e a revolução. Ativista da ala progressista da Igreja Católica abriga o 1º Congresso Nacional pela Anistia nas salas do Instituto Sedes Sapientiae, criado recentemente por ela.
04 de novembro de 1918 – Com o fim da 1ª Guerra Mundial, em muitos países se acelera a conquista do direito de voto das mulheres: Reino Unido e Alemanha (1918); Suécia (1919); EUA (1920); Irlanda (1922); Áustria, Checoslováquia e Polônia (1923).
05 de novembro de 1838 – Mariana Criola, rainha quilombola, lidera junto com Manoel Congo grande fuga dos escravos da Fazenda Maravilha, em Vassouras/RJ. Essa é considerada a maior revolta negra no meio rural brasileiro, da qual participaram cerca de 500 pessoas. “Morrer sim, se entregar não!” era seu grito de guerra.
07 de novembro de 1848 – Eclode, em Pernambuco, a Revolução Praieira, movimento que defendia o voto livre e universal. Destaque para a participação da revolucionária pernambucana Ana Aurora de Jesus Medeiros.
14 de novembro de 1998 – É lançado, no Rio, o livro Oro Obinrin/Palavra de Mulher, dentro do concurso Lélia Gonzalez – 1º Prêmio Literário sobre a Condição Feminina Negra. O objetivo é valorizar a literatura em que a mulher negra seja sujeito e objeto de sua própria escritura.
15 de novembro de 1978 – Eunice Micheles torna-se a primeira senadora a ser eleita no Brasil.
15 de novembro de 1988 – A assistente social paraibana, socialista do PT, Luiza Erundina, é eleita prefeita de São Paulo, segunda maior cidade do mundo.
17 de novembro de 1910 - Nasce a cearense Raquel de Queiroz. De família de escritores, contará em seu livro O Quinze os horrores da terrível seca de 1915, no sertão do Cariri/CE. Será autora premiada de vários livros que se tornarão clássicos da literatura do país.
25 de outubro de 1889 – Dias após a Proclamação da República, Francisca da Motta Diniz muda o nome do jornal que dirigia O Sexo Feminino para o Quinze de Novembro do Sexo Feminino. Nele defendia o direito ao voto e à escola para as mulheres.
26 de novembro de 2006 – A prefeita de Fortaleza/CE, Luiziane Lins, lança, na Câmara Municipal, a Campanha “Fortaleza sem Homofobia”. A solenidade coincidirá com o lançamento da Frente Parlamentar pela Livre Expressão Sexual.
28 de novembro de 1965 – A Ditadura está vigiando a peça Arena Zumbi, de Guarnieri e Boal, que havia estreado recentemente em São Paulo. A imigrante russo-judia Dina Sfat é a principal estrela e recebe o premio de melhor atriz. Dina foi uma das artistas a se manifestar contra a injustiça e a opressão da Ditadura.
30 de novembro de 2009 – A secretária da Secretaria Especial da Mulher do Governo do Estado de Pernambuco, Cristina Maria Buarque, recebe o título de Cidadã Pernambucana. Militante do movimento feminista, Cristina idealizou a Rede Mulher e Democracia, o Fórum de Mulheres de Pernambuco e o Centro de Estudos e Documentação da Mulher (Cendo Mulher).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Eleições Municipais Rio Real 2012

Como parte da democracia segue as informações sobre a eleição em Rio Real Resultado de prefeito.

  • 22.550
  • 21.062 (93,40%)
  • 400 (1,77%)
  • 1.088 (4,82%)
  • 5.330 (19,12%)

Como faz parte da democracia publicamos o resultado das eleições em nosso município.
Segue a lista dos votos dos vereadores.

TONHO DE TOME · PTB · ELEITO 7,94%1.703
KEKEU DO SINDICATO · PMDB · ELEITO 7,22%1.548
NINHO DE VIVI · PTN · ELEITO 5,56%1.193
MANOEL FRANÇA · PMN · ELEITO 5,55%1.191
BOSCO · PMN · ELEITO 5,14%1.102
BRAULIO PATRICO · PSD · ELEITO 5,09%1.091
NINO DE ZÉ BOMFIM · PP · ELEITO 4,72%1.012
CHEIRO BRAZ · PP · ELEITO 3,97%852
ZELITO CABELEIREIRO · PSB · ELEITO 3,68%790
LELIS DA TROPICAL · PP · ELEITO 3,06%656
RAMALHO · PSB · ELEITO  3,04%652
RICARDO DO LORETO · PSB 3,00%643
DEGINAL DO BANCO · PSB 2,76%592
GIAN DA LARANJA · PDT · ELEITO 2,71%582
FERNANDO BRAZ · PDT · ELEITO 2,32%498
LIA DO POVO · PP 2,27%486
PROFESSOR SECUNDO · PV2,26%485
PROFESSOR JOSA · PP1,96%420
EDINA CARDOZO · PP1,76%377
ABEL BRAZ · PDT1,50%321
CARLA DA PALMEIRA · PTB1,44%308
GELADAO · PC do B1,27%273
VERA DA SAUDE · PP1,26%271
CRISTINA DA BARRA · PP1,26%270
TONY · PSB1,03%221
PROFESSORA SARA · PSB0,99%213
COQUINHO DA PUBA · PTC0,88%188
NEGÃO DE SATUR · PP0,80%172
JOAO GLICERIO · PT0,72%154
HORACIO DA PUBA · PDT0,65%139
GIL DE DODO · PDT0,55%119
ZE NITO DA SUCUPIRA · PTC0,54%116
TONHO BRITO · PP0,54%115
ALEX ENFERMEIRO · PDT0,52%111
TONHO RUY VIVERISTA · PTC0,50%107
NADJA · PP0,48%102
CAFE · PC do B0,45%97
JOAOZINHO DE COLÓ · PTC0,35%75
SILO · PC do B0,31%67
PROFESSOR ROBERTO · PDT0,29%63
WILSON CRENTE · PP0,29%63
MARQUINHOS DA MATA VERDE · PDT0,29%62
DADA ENFERMEIRA · PSB0,27%57
FLAVIA DO LORETO · PP0,25%53
JOAO BARAO · PSB0,23%50
PROFESSOR ANDRÉ · PRB0,18%39
TUBIZINHO · PRB0,16%35
ASTERIO SENA · PRB0,16%34
LINDINALVA · PDT0,14%31
VALTER LANDIM · PRB0,14%29
EDIVALDO · PRB0,13%28
AGUSTINHO · PC do B0,12%25
EDNILMA · PDT0,12%25
OSVALDO DA RODOVIARIA · PT0,11%23
ACASSIA DE GO · PR0,09%19
WEDSON GOES · PMN0,07%15
RAMOM POLICIAL · PRB0,07%15
WELLINGTON GOIS · PRB0,03%7
LIGEIRINHO · PMN0,02%5
KARINA · PSB0,02%4
VERA DE BINHO · PDT0,00%1
FERNANDA · PDT0,00%1
CIDA DE BENTO · PSB0,00%1
ZEFINHA DA LOJA · PRB0,00%0
NELY · PSB0,00%0
MARILIA · PTB0,00%0
PUBA · PDT0,00%0
ACASSIA GOMES · PSB0,00%0
JONAS RIBEIRO · PT0,00%0
ALEXANDRE · PC do B0,00%0
LIVRAMENTO MACHADO · PP0,00%0
FABRICIA · PMN0,00%0
EDILENE · PTB0,00%0
MARIO PROFESSOR · PR0,00%0

Fonte TV Globo