quarta-feira, 18 de julho de 2012

Moral e ética na tecnologia

Prezados alunos, conforme trabalhado em sala na aula de Ciências e Tecnologia a moral e a ética deve ser levada em consideração nas relações humana.Foi debatido ainda, algumas situações nas quais princípios éticos e morais foram violados. Por esta razão, conforme combinado, seguem três vídeos. O primeiro é somente ambientalização, a música vocês já conhecem, pois foi trabalhada em sala. O segundo trata do mesmo tema do primeiro mas em uma apanhagem mais global. E o terceiro trata da clonagem.

Após assistir os vídeos, estabeleçam uma relação entre os vídeos e o conteúdo trabalhado em sala, exponha sua opinião nos comentários. Professor Ricardo Silva.

sábado, 7 de julho de 2012

Fotos da Gincana

Conforme combinado, seguem algumas fotos da Gincana, as outras em breve postamos.


Esta foi a comissão validativa da gincana composta por: (da esqueda para a direita) Professora Sandra Rosa,Secretária Ana Angélica, a diretora Marly Cristina e a Professora Maria da Conceição

Apresentação da Música: ABC do Sertão, estudantes Josenilda, Miraldina e outras da 7ª série B, responsável Professora Cristiana.

Casal campeão dos "caipiras". Estudantes: Maria e Washigton, 5ª B. Responsável Professora Jailma
Prova do Chapeu na garrafa: Campeã Maiana Quellem da 8ª série. 


Casal campeão da dança junina, Ricardo e Marina da 5ª B. Responsável Professora Jailma.

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Meio ambiente

Nos meses de maio e junho foi comemorada a semana do meio ambiente, em nossa cidade culminou com apresentação em praça pública sobre o tema. O CET não ficou de fora. Segue algumas fotos do evento.


































segunda-feira, 2 de julho de 2012

Só para matar o gostinho...

Terminamos a comemoração das festas Juninas agora só em 2013. Segue um vídeo da apresentação da Turma do 3º ano do Professor  Ricardo, da música: No meu pé de serra, do mestre Gonzagão.

Datas comemorativas mês de Julho


01 – Dia da Vacina

A vacina é uma substância usada para criar imunidade contra infecções, no organismo de uma pessoa ou animal. O processo de imunidade acontece ao se injetar no organismo pequenas poções, devidamente tratadas, com o vírus ou bactéria causadora das doenças com o fim de estimular o sistema de defesa do corpo.
Dessa forma, o corpo produz os chamados anticorpos, que combatem e destroem esses vírus e bactérias. Quando temos contato com o vírus ou a bactéria causadora da doença, o sistema imunológico já sabe como se defender e não produz a reação esperada num organismo infectado pelo micro-organismo.
Fonte: http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-vacina-bcg.htm
02- Dia da Independência da Bahia.

O Dois de Julho é a data cívica mais considerada e mais participativa dos baianos. É uma marca identitária muito forte do nosso povo.
No dizer do historiador Cid Teixeira esta data é uma memória viva de nossa história, uma referência de luta, enfrentamento e conquista.
Na Bahia a independência do domínio português foi feito a ferro, fogo e sangue. Os baianos enfrentaram os portugueses que desejavam nossa submissão de Cachoeira a São Félix. O Recôncavo é testemunha destas lutas, e esta participação aparece bem destacada no desfile cívico com a participação dos encouraçados de Pedrão.
Os povos nativos representados pelo caboclo e pela cabocla revelam como o homem e a mulher comum protagonizou esta resistência. E aí é preciso trazer à memória a ação destemida das mulheres na figura de Maria Quitéria, nas outras anônimas que ao lado de Maria Felipa capitanearam a resistência revelando o caráter rebelde e inconformado das mulheres engajadas nas lutas pela Independência da Bahia,
Embora o projeto político da Independência não tivesse o fim do escravismo no Brasil, os estudos historiográficos contemporâneos referem à presença de homens e mulheres escravizadas, outros/as libertos/as para participar da campanha pela independência, e outro/as fugidos por entenderem que a morte é uma forma de resistência e recusa àquela condição.
08 – Dia Nacional da Ciência

A essência do pensamento científico é a capacidade de analisar problemas de diferentes perspectivas, buscar explicações dos fenômenos naturais e sociais, constantemente submetendo-os a uma análise crítica.
 Cabe à Ciência e aos cientistas, tanto quanto possível, encontrar caminhos e soluções para os problemas humanos, seja em escala planetária, como a invenção da Internet ou a descoberta das vacinas, seja no uso de multimisturas nutritivas que combatem desnutrição em crianças nos bairros de nossas cidades, só para citar dois exemplos bem próximos de nossa realidade.

Governos e sociedade em geral devem estar cientes da necessidade de usar as ciências naturais e sociais, e a tecnologia como ferramentas para  promover qualidade de vida planetária, melhorar o direcionamento da exploração e do uso dos recursos naturais, desenvolver tecnologias sócio e ambientalmente responsáveis.   
Fonte: ADAPTADA
http://eventos.unesco.org.br/diadaciencia/index.php?option=com_content&view=article&id=32&Itemid=26
28 – Dia do Agricultor

No Dia do Agricultor, é interessante conhecer um pouco mais sobre essa importante e antiquíssima atividade humana.  Trazer à memória e valorizar o trabalho do homem que cultivando a terra garante que os alimentos cheguem à nossa mesa é também uma forma de celebração deste dia.
Fonte: ADAPTADA
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/agricultor/home.html
30 – Dia da Libertação Indígena


As barreiras à escravização dos índios datam do início da colonização do Brasil, 1530, mas o cativeiro indígena foi mais tenazmente combatido somente com a chegada dos jesuítas, em 1549, e a implantação do processo de aldeamento. Neste combate, os jesuítas contaram com o apoio da Coroa. O Padre Antônio Vieira foi figura essencial para a implantação da lei de libertação dos indígenas. Em 31 de julho de 1609, os indígenas do Brasil são libertados.

Antes da vinda do padre Antonio Vieira, chegaram outros padres e um
um novo capitão-mor que trazia carta do rei alforriando todos os índios da província. Por causa do alto preço dos/as escravizados/as africanos/as, a saída encontrada pelos latifundiários da então província do Maranhão, era submeter  os índios escravizando-os para os trabalhos nas fazendas e na cidade.

Aguardou-se a chegada de Vieira para a publicação da lei, que, habilmente encontrou a solução que apaziguou momentaneamente os ânimos. Propôs que aqueles índios que eram legalmente escravos fossem assim mantidos, mas aqueles mantidos ilegalmente em cativeiro fossem daí por diante pagos como trabalhadores livres.

Como os colonos não tinham propósito algum de pagar, aceitaram satisfeitos a solução e voltaram com seus índios para suas fazendas, a situação deste povo nativo do Brasil continuou a mesma.

A questão dos índios não chegava por nenhum dos lados à solução aceitável: nem os colonos desistiam do sistema de escravidão que tinham instituído; nem os jesuítas deixavam o propósito de lhes subtrair, ou pelo menos limitar, o domínio sobre os povos indígenas cristianizados.

Achando-se os jesuítas acuados e limitados pelo poder dos fazendeiros, Vieira decidiu com seus companheiros que iria a Portugal tratar as questões com o rei. Em sua breve visita a Portugal, de 1654 a 1655, ele obteve decretos protegendo os índios da escravidão e um monopólio para os jesuítas na proteção dos índios.

Fonte: ADAPTADA
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/julho/dia-da-libertacao-do-. php#ixzz1xaOLlbdn



02 de julho - Independência da Bahia


Como sabemos o 02 de julho é a maior data do nosso estado, pois nesta data comemoramos a independência de nosso estado, por isso segue abaixo o Hino ao 02 de Julho, Letra por Ladislau dos Santos Titara, Melodia por José dos Santos Barreto . Segue a letra e o áudio do nosso lindo hino. Que é um dos símbolos oficiais do estado, junto à bandeira e ao brasão de armas.


Nasce o sol ao 2 de Julho,
Brilha mais que no primeiro!
É sinal que neste dia
Até o sol, até o sol é brasileiro.
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações!
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações!
Salve Oh! Rei das campinas
De Cabrito e Pirajá!
Nossa pátria, hoje livre,
Dos tiranos, dos tiranos não será!
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações!
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações!
Cresce! Oh! Filho de minh’alma
Para a Pátria defender!
O Brasil já tem jurado
Independência, independência ou morrer!
Nunca mais, nunca mais o despotismo
Regerá, regerá nossas ações!
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações!
Com tiranos não combinam
Brasileiros, brasileiros corações! (bis)

Bandeira do Estado



A bandeira da Bahia é o pavilhão oficial do estado brasileiro da Bahia, um dos símbolos a representar esta unidade da Federação.
Foi criada pelo médico baiano, Dr. Diocleciano Ramos que, numa reunião do Partido Republicano, propôs este símbolo como representativo da agremiação política, em 25 de maio de1889.
Na época o país ensaiava a experiência republicana, proclamada um ano antes - e fortes agitações movimentavam o meio político, em processo de adaptação ao novo regime.
Com forte inspiração na bandeira dos Estados Unidos da América, mesclada com um triângulo evocativo ao símbolo maçônico, já adotados nas conjurações mineira e baiana - muito embora as cores azul, vermelho e branco já tivessem figurado como símbolos das revoltas de 1798, conhecida como Revolta dos Alfaiates.
O uso, entretanto, consagrado pelo povo, veio a ser obrigatório por decreto do Governador Juracy Magalhães, em 11 de junho de 1960(Decreto nº 17628)

(Fonte Wikipédia, youtube vídeos)

Gincana

Bem pessoal, com tempo iremos disponibilizando arquivos da nossa gincana estudantil, desde já agradecemos ao empenho dos docentes e discentes que permitiram o sucesso da gincana.Segue um pequeno vídeos da vencedora da Tarefa das Piadas, A estudante Railene, confira: