sexta-feira, 19 de novembro de 2010


DIA DA BANDEIRA 19 de novembro

A Bandeira Nacional, símbolo augusto de nossa Pátria, foi adotada conforme Decreto no 4 de 19 de novembro de 1889, após o Brasil passar a adotar o regime de governo republicano.

A Bandeira é representada por um losango amarelo em campo verde, tendo no meio a esfera azul-celeste, atravessada por uma zona branca em sentido oblíquo descendo da esquerda para direita com a legenda –“Ordem e Progresso”– inspirada no lema positivista: “o amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim”. Dentro da esfera está representado o céu da cidade do Rio de Janeiro, com a Constelação do Cruzeiro do Sul, correspondendo ao aspecto do céu às 8:30 horas do dia 15 de novembro de 1889, dia da Proclamação da República.

A Cerimônia do Dia da Bandeira, onde reverenciamos em todo Brasil o símbolo máximo de nossa pátria, também é um momento oportuno para renovarmos o compromisso assumido com o Brasil, assim como a esperança de que com trabalho, dedicação e amor, iremos ajudar a construir um futuro cada vez mais próspero para nossa nação.

Fontes de Consulta:

OS SÍMBOLOS NACIONAIS. Presidência da República, Brasília

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

15 de novembro, Proclamação da República


HISTÓRIA DA PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA NO BRASIL

( 15 DE NOVEMBRO DE 1889 )


Marechal Deodoro da Fonseca - Proclamação da República - 15 de Novembro de 1889

No final da década de 1880, a monarquia brasileira estava numa situação de crise, pois representava uma forma de governo que não correspondia mais às mudanças sociais em processo. Fazia-se necessário a implantação de uma nova forma de governo que fosse capaz de fazer o país progredir e avançar nas questões políticas, econômicas e sociais.

Crise da Monarquia

A crise do sistema monárquico brasileiro pode ser explicada através de algumas questões:

· Interferência de D.Pedro II nos assuntos religiosos, provocando um descontentamento na Igreja Católica;

· Críticas feitas por integrantes do Exército Brasileiro, que não aprovavam a corrupção existente na corte. Além disso, os militares estavam descontentes com a proibição, imposta pela Monarquia, pela qual os oficiais do Exército não podiam se manifestar na imprensa sem uma prévia autorização do Ministro da Guerra;

· A classe média (funcionário públicos, profissionais liberais, jornalistas, estudantes, artistas, comerciantes) estava crescendo nos grandes centros urbanos e desejava mais liberdade e maior participação nos assuntos políticos do país. Identificada com os ideais republicanos, esta classe social passou a apoiar o fim do império;

· Falta de apoio dos proprietários rurais, principalmente dos cafeicultores do Oeste Paulista, que desejavam obter maior poder político, já que tinham grande poder econômico;

Diante das pressões citadas, da falta de apoio popular e das constantes críticas que partiam de vários setores sociais, o imperador e seu governo encontravam-se enfraquecidos e frágeis. Doente, D.Pedro II estava cada vez mais afastado das decisões políticas do país. Enquanto isso, o movimento republicano ganhava força no Brasil.

A Proclamação da República

No dia 15 de novembro de 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca, com o apoio dos republicanos, demitiu o Conselho de Ministros e seu presidente. Na noite deste mesmo dia, o marechal assinou o manifesto proclamando a República no Brasil e instalando um governo provisório.

Após 67 anos, a monarquia chegava ao fim. No dia 18 de novembro, D.Pedro II e a família imperial partiam rumo à Europa. Tinha início a República Brasileira com o Marechal Deodoro da Fonseca assumindo provisoriamente o posto de presidente do Brasil. A partir de então, o pais seria governado por um presidente escolhido pelo povo através das eleições. Foi um grande avanço rumo a consolidação da democracia no Brasil.

http://www.historiadobrasil.net/proclamacaodarepublica/

Técnicos são capacitados para realizar a matrícula 2011

Os preparativos para a matrícula 2011 da rede estadual de educação da Bahia estão em fase final. Nesta quinta-feira, 21, acontece o encerramento do curso de formação que tem o objetivo de capacitar instrutores para a realização da matrícula. O evento acontece desde terça-feira no Hotel Vilamar, no bairro de Amaralina, em Salvador, com a participação de 80 instrutores, entre servidores e técnicos de informática, incluindo representantes das 32 Diretorias Regionais de Educação (Direc).

O curso orienta os instrutores sobre como utilizar o sistema eletrônico que vai estar disponível nas escolas da rede estadual. A matrícula tem previsão de acontecer de 11 a 20 de janeiro de 2011, sendo que a partir do dia 1º de dezembro acontece a renovação para os alunos da própria rede estadual.

A equipe de Rio Real, Direc 03, já recebeu treinamento no dia 09 de novembro em dois locais, No Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães (Alagoinhas), as Equipes da Escola Estadual Tiradentes, Colégio Estadual Marquês de Abrantes e Colégio Estadual Genivaldo Fonseca Costa estavam juntos em prol do aprimoramento profissional, já no Centro Territorial do Litoral Norte (Alagoinhas), as equipes da Escola José Ponciano do Nascimento e do Colégio Estadual José Carvalho Baptista, também receberam treinamento. Este ano as Escolas da Rede Estadual em Rio Real realizarão matrículas em suas próprias unidades, para melhor atendimento dos pais e alunos.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESFILE DE ABERTURA DOS JOGOS 2010
























































Cordel sobre a Escola Tiradentes

Vou falar de uma escola

Conhecida por muita gente

Totalmente organizada

Muito boa e competente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes.

Av. Francisco Benjamim

É seu endereço corretamente

Eu digo por que conheço

E o meu verso não mente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Ela tem muitos alunos

Têm professores inteligentes

Tem uma grande diretora

E assistentes competentes

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Têm aulas pela manhã

Pela tarde certamente

E no período da noite

Também tem expediente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Só ensina a verdade

De forma humildemente

Seu ensino é moderno

Não é como antigamente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Seu ensino é grandioso

É notável e crescente

Ela agrada todo mundo

Brilha como o sol nascente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Ela tem oito salas

Todas com aulas frequentes

Ensina com qualidade

De forma eficiente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Ela tem quadra esportiva

Tem porteiros e serventes

Tem ainda merendeira

Que serve os pratos quentes

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Nos jogos estudantis

Ela está sempre presente

Ganha prêmios valiosos

Participa totalmente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Ela dá bom exemplo

O errado não consente

Valoriza o que é certo

Faz isso constantemente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Tudo que existe lá

É bonito atraente

Tem muita utilidade

Tem valores moralmente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Todas as suas qualidades

São vistas e existentes

Merecem muito respeito

De todos os componentes

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Ela teve um bom passado

Tem agora um bom presente

Seu futuro eu entrego

Ao Deus onipotente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Tudo o que foi escrito

Eu conheço exatamente

É verdade eu confirmo

Todo mundo sabe e sente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Eu ensino pela tarde

Pela manhã eu fico ausente

Faço sempre o melhor

Amo todos plenamente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Meu nome é Rosenilda

Sou feliz completamente

Por que ensino numa escola

De prestigio grandemente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Contei essa linda história

De forma alegremente

Para mim foi um prazer

Pois fiquei muito contente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Vou terminar o cordel

De uma forma bem decente

Desejando para todos

Jesus Cristo eternamente

Minha escola é bonita

Seu nome é Tiradentes

Contado por Rosenilda

Escrito por Washington do Cordel